sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Jóias da Natureza: Zamioculcas



Nome popular: Zamioculca.
Nome científico: Zamioculcas zamiifolia.
Família: Zaraceae.
Origem: Tanzânia e Zanzíbar.

Características: A Zamioculca é uma planta que tem se tornado extremamente popular para ambientes internos, como uma planta decorativa. Sua folhagem se mantém atrativa até mesmo em situações de alta negligência (descuido). Suporta muito bem o sombreamento, sendo este um dos seus pontos fortes.

Cultivo: Possui um crescimento lento e suporta desde ambientes de baixa até locais de luminosidade mais alta. Deixe a planta em local iluminado, mas evitando ao máximo o sol direto, que pode provocar queimaduras nas folhas.

Mantenha a planta um pouco mais úmida em locais de alta iluminação. É preferível pecar pela falta ao excesso d’água. Deixe a terra secar bem entre as regas em ambientes menos luminosos; regas em excesso podem causar amarelamento das folhas. Reduza as regas ainda mais durante o inverno.

Lave as folhas com o auxílio de uma mangueira, para que suas folhas se mantenham brilhosas e limpas. Retire as folhas e ramos mortos periodicamente. O melhor solo para ela é o bem drenado e com boa quantidade de matéria orgânica.


Propagação: Sua reprodução é feita por sementes, por divisão de touceiras, ou por estacas de suas folhas (cortando na base da planta, conforme a foto ao lado). Na estaquia seu enraizamento se dá dentro de 6 a 8 meses, sendo um processo bem lento.

OBS: Atentem aos vasos, são potes de plásticos que receberam uma boa pintura e agora são utilizados como vasos... A moda é reciclar, reutilizar...

Um comentário: